Quem somos
O Instituto Ética, Racionalidade e Futuro da Humanidade é uma comunidade comprometida com três causas: Analisar e praticar as melhores formas de agir e causar impacto positivo no mundo (Ética), pesquisar e aplicar as formas mais confiáveis e eficazes de conhecer a realidade e agir (Racionalidade) e nestes termos conhecer e participar da solução das grandes questões que se impõem a nós no futuro próximo e distante (Futuro da Humanidade).
O IERFH foi criado em 2012 para trazer conhecimentos e promover estas discussões na sociedade brasileira, e se encontra em meio a várias outras iniciativas e movimentos pelo mundo como os movimentos racionalistas, os transumanistas e o de Altruísmo Eficaz, com os quais interage e colabora.
Queremos que ele seja uma comunidade plural e um ambiente favorável para o aprendizado, o debate, e a catalização de iniciativas práticas para geração de impacto positivo.
Princípios centrais do IERFH
A fim de caracterizar a abordagem do IERFH elegemos certos princípios como centrais a nossa concepção de mundo e missão:
- Cultivo da racionalidade: Acreditamos que seres humanos são naturalmente propensos a certos tipos de erros no seu julgamento e decisão (falácias e vieses cognitivos), e que conhecer, evitar e tentar corrigir estes erros pode levar a uma visão mais verdadeira da realidade (racionalidade epistêmica), e a uma conduta mais eficiente em atingir objetivos (racionalidade instrumental).
- Ética consequencialista: Acreditamos que em geral são boas as coisas e ações que favorecem vidas com maior satisfação de interesses e valores, como bem-estar, recursos e oportunidades, e que são ruins as que desfavorecem a satisfação de interesses e valores, como sofrimento e a falta de recursos e oportunidades.
- Potencial positivo da tecnologia: Acreditamos que a tecnologia pode ser utilizada de forma imensamente benéfica a humanidade, seja pela cura de doenças e solução de problemas socioambientais, seja pelo melhoramento das capacidades humanas, e que este desenvolvimento também envolve grandes riscos e desafios éticos novos, que devem ser devidamente analisados e entendidos para que possamos tentar influenciar o futuro em direções desejáveis.
Formas de atuação
A fim de promover suas 3 frentes estrategicamente, o IERFH se dedica a:
- Produção de conteúdo
- Tradução de textos considerados de grande relevância para seus temas
- Produção de textos originais, sejam introdutórios ou avançados
- Divulgação de conhecimento, estudos e notícias relevantes
- Discussão crítica e qualificada
- Formação de comunidade
- Organização de encontros presenciais
- Apoio e suporte a iniciativas práticas
- Organização de simpósios acadêmicos
- Cooperação com outras organizações, projetos e iniciativas afins
Entre as formas de atuação que gostaríamos de atuar futuramente estão:
- Educação: cursos online, workshops e outras plataformas educativas.
- Pesquisa: coordenação e orientação de pesquisa acadêmica.
- Facilitação acadêmica: facilitar com que pesquisadores interessados na nossa área de atuação tenham fácil acesso a pesquisas e contatos acadêmicos.
- Atuação social e política: promover iniciativas e projetos sociais relacionados a causas centrais e de maior consenso entre os membros.
Áreas de foco
A gestão do IERFH prioriza alguns temas de acordo com suas possibilidades e oportunidades de atuação, atualmente nos focamos principalmente em:
- Racionalidade
- Racionalidade moral
- Racionalidade prática
- Epistemologia e filosofia da ciência
- Argumentação racional
- Probabilidade, teoria da decisão e teoria dos jogos
- Ceticismo
- Filosofia da mente
- Ética
- Ética consequencialista
- Ética utilitarista
- Problemas sociais
- Futuro da Humanidade
- Singularidade e segurança da IA
- Transumanismo
- Futurismo
- Machine learning
- Melhoramento moral
- Longevidade (life extension)
- Riscos catastróficos globais e existenciais
- Nootrópicos
- Realidade virtual